EDITAL

PPGAV - EBA - UFBA

SEMINÁRIO DISCENTE DE ARTES VISUAIS
Ed. 2019 - Edital Retificado

1. INFORMAÇÕES GERAIS
O Seminário Discente é um evento anual que tem o objetivo de promover a
apresentação e a discussão públicas de pesquisas em desenvolvimento pelos
discentes do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFBA. Realizado
pelos alunos, o evento é aberto a toda a comunidade da EBA-UFBA, assim como à
comunidade externa.
A apresentação de trabalhos no evento é obrigatória para os alunos que em 2018.2
cursaram o segundo semestre do mestrado ou o quarto semestre do doutorado.
Devem também apresentar trabalhos os alunos que, tendo cursado há mais tempo os
semestres mencionados, por qualquer razão ainda não participaram do Seminário
Discente.
Em 2019, o Seminário Discente ocorrerá nos dias 21-24 de maio.
Poderão ser enviados trabalhos nos formatos de textos completos ou resumos.

Observações:
1) Recomendamos fortemente que os trabalhos, uma vez definidos, sejam
apresentados aos respectivos orientadores para orientação e aprovação,
antes do envio para o Seminário.
2) Os trabalhos devem ser apresentados no tempo de 15-20 minutos. Fica a
critério do aluno a forma de apresentação.
3) Cada aluno pode escolher participar do Seminário com um trabalho em um
destes três formatos
a) Artigo científico;
b) Trecho da dissertação ou da tese;
c) Apresentação e discussão de uma referência teórica relevante para
a pesquisa do aluno.

2. CRONOGRAMA
● Lançamento da chamada dos trabalhos: 22 de março.
● Último dia para envio dos trabalhos: 22 de abril. Enviar os trabalhos para o e-mail:
seminariodiscenteppgav@gmail.com. (Aguarde o e-mail com a confirmação de
recebimento do seu trabalho.)
● Divulgação da programação do Seminário: 30 de abril.
● Seminário Discente: dias 21-24 de maio.

3. NORMAS DE REDAÇÃO DOS TRABALHOS1

(para os três formatos mencionados acima)

Formatação (tanto para os resumos quanto para os textos completos)
* O texto deve ser redigido em Word e o arquivo deve ser salvo exclusivamente com
extensão *.doc (outros formatos não serão aceitos);
* Formato da página: A4 (21 x 29,7cm);
* Margens: as margens esquerda e superior devem ter 3 cm; as margens direita e
inferior devem ter 2 cm;
* Numeração de páginas: as páginas não devem ser numeradas;
* Quebras: não inserir quebras de seção nem quebras de página em nenhuma parte
do documento;
* Parágrafo: configurar o espaçamento antes com 0pt e depois com 12pt. Não
acrescentar recuo de parágrafo.

Estrutura do resumo
*Título do artigo centralizado: em caixa alta e em negrito.
*Nome completo do(s) autor(es) alinhado(s) a direita, indicando em nota de rodapé
o(s) vínculo(s) institucional(is) e e-mail do(s) mesmo(s).
*Resumo de 15 (quinze) a 20 (vinte) linhas, com espaçamento simples.
*3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave.

Estrutura do texto completo
* Título do Artigo em Português: Fonte Arial, corpo 12, negrito, caixa alta, centralizado,
entrelinhas simples. O título não deve ultrapassar duas linhas. (Pular duas linhas com
espaçamento simples para inserir o título do artigo em inglês).
* Título do Artigo em Inglês: Fonte Arial, corpo 12, negrito, caixa alta, centralizado,
entrelinhas simples. O título em inglês não deve ultrapassar duas linhas. (Pular três
linhas com espaçamento simples para inserir o resumo).
* Resumo: Fonte Arial, corpo 11, normal, alinhamento justificado, entrelinhas simples.
Máximo de 10 linhas. A palavra RESUMO deve ser escrita em caixa alta e negrito.
(Pular uma linha com espaçamento simples para inserir as palavras-chave).

1 As normas de redação apresentadas neste edital: 1) Para o envio de textos completos, seguem as
normas da ANPAP 2019; 2) Para o envio de resumos, seguem as normas do ENECULT 2019.

* Palavras-chave: Fonte Arial, corpo 11, normal, alinhamento à esquerda, entrelinhas

simples. Mínimo de 3 e máximo de 5 palavras-chave. A expressão PALAVRAS-
CHAVE deve ser escrita em caixa alta e negrito. (Pular duas linhas com espaçamento simples para inserir o abstract).
* Abstract: Fonte Arial, corpo 11, itálico, alinhamento justificado, entrelinhas simples.
A palavra ABSTRACT deve ser escrita em caixa alta e negrito. (Pular uma linha com
espaçamento simples para inserir as keywords).
* Keywords: Fonte Arial, corpo 11, itálico, alinhamento à esquerda, entrelinhas
simples. Mínimo de 3 e máximo de 5 keywords. A expressão KEYWORDS deve ser
escrita em caixa alta e negrito. (Pular três linhas com espaçamento simples para dar
início ao texto).
* Subtítulos no Corpo do Texto: Fonte Arial, corpo 12, negrito, alinhamento à esquerda.
Os subtítulos não devem ser numerados.
* Corpo do Texto: Fonte Arial, corpo 12, alinhamento justificado, entrelinhas 1,5.
Mínimo de 19.000 caracteres com espaços e máximo de 25.000 caracteres com
espaços, sem contar o resumo, abstract, palavras-chave, keywords, notas de fim,
referências e legendas das imagens.
* Citações: Citações com até três linhas devem seguir a mesma formatação do corpo
do texto. Citações com mais de três linhas devem ser recuadas 4 cm a partir da
margem esquerda e seguir a seguinte formatação: Fonte Arial, corpo 11, alinhamento
justificado, entrelinhas simples.
* Imagens: Formato JPG; Resolução mínima de 72 dpi e máxima de 150 dpi; Tamanho
mínimo de 7 x 5 cm e máximo de 15 x 10 cm; alinhamento centralizado. As imagens
devem ser dispostas no corpo do texto, possuir legenda e estar referenciadas e
sequenciadas no texto com a indicação de Figura 1, Figura 2 etc. Número máximo: 10
imagens coloridas e/ou em preto e branco. As imagens não devem ter formatação de
quebra automática de texto e nem ser ancoradas ao texto.
* Legenda das imagens: Deve ser indicada logo abaixo da imagem com Fonte Arial,
corpo 10, alinhamento centralizado, entrelinhas 1. Deve conter as informações
necessárias para a compreensão de seu uso, bem como sua fonte e autorização de
uso, se for o caso.
* Notas: Não serão aceitas notas de rodapé ao longo do texto; inserir somente notas
de fim. (Pular duas linhas com entrelinhas 1,5 para dar início às Referências).
* Referências: Fonte Arial, corpo 11, alinhamento à esquerda, entrelinhas simples.
Aqui devem estar incluídas somente as referências citadas no texto, sejam elas
bibliográficas, eletrônicas ou outras, em conformidade com as normas da ABNT (NBR
6023/2018).

4. PUBLICAÇÕES
Anais
Possibilidades de publicação de trabalhos em Anais do seminário estão em estudo e
serão divulgadas posteriormente.
_______________________________________________________________

Em caso de dúvidas, favor contatar a representação discente do PPGAV:

André França, Caroline Vieira, Monique Aguiar (Doutorado)
[representantedoutorado@gmail.com]

Talitha Andrade, Aislane Nobre (Mestrado)
[talithandrade@hotmail.com / aislane.nobrearte@gmail.com